FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ROLOU NO EVENTO CONEXÃO REFRESHER 2019

Bento Gonçalves, cidade que é considerada o polo moveleiro do país, recebeu no último dia 30, o evento Conexão Refresher que reuniu profissionais dos setores de arquitetura, engenharia e da indústria de mobiliário com o intuito de promover a constante atualização e busca por conhecimento, que é primordial em qualquer segmento de mercado. Além disso, o evento também proporcionou momentos para debater temas em destaque e ampliar o ponto de vista sobre os mais diversos assuntos voltados à inovação.

Bento Gonçalves está localizada na Serra Gaúcha, com aproximadamente 120 mil habitantes, sendo nacionalmente reconhecida pelas belas paisagens formadas pelas montanhas e vinhedos. A cidade tem como atividade principal o setor da indústria de móveis, sendo esse responsável por 62% da economia local conforme uma pesquisa realizada pelo site oficial do município

Na indústria moveleira, foi onde André Menin, fundador do Refresher, encontrou inspiração para desenvolver a ferramenta que auxilia profissionais da área de todo país a otimizar o tempo e melhorar o fluxo do processo de criação de um projeto, seja ele de interiores ou arquitetônico. O Refresher é uma plataforma que permite ao profissional cadastrar seu cliente antes mesmo da primeira reunião de briefing e gerir as informações e imagens relacionadas ao projeto de forma online, permitindo a comunicação entre cliente e profissional de maneira muito mais ágil e prática.

O Conexão Refresher surgiu como uma alternativa de unir os profissionais em um espaço aberto ao debate e ao pensamento crítico sobre o setor da construção civil e indústria moveleira. O evento trouxe profissionais reconhecidos do meio para abrir os debates que prometiam transformar a forma de encarar a arquitetura e o design de mobiliário. E realmente transformou!

O Conexão Refresher foi iniciado com uma conversa a respeito do futuro dos ambientes construídos e sobre como atualmente o mercado nos pede muito mais do que seguir tendências e reproduzir técnicas para desenvolver um projeto. Hoje, é necessário ter um propósito em tudo o que estamos nos dispondo a fazer e entender que tendências não são invenções aleatórias, mas sim, os desejos materializados dos nossos clientes. É preciso gerar conexão com o outro e com o meio, para tanto é essencial que saibamos nos posicionar como pessoas, como profissionais e como co-autores do futuro de nossas cidades. Isso é ter propósito real!

O design passou por significativas evoluções ao longo dos anos, dos ornamentos clássicos da época imperial ao minimalismo contemporâneo. Por escolha ou não, precisamos urgentemente reduzir o consumo de bens findáveis, como a água e a energia, e reduzir drasticamente a produção de lixo. Essa reeducação da sociedade reflete diretamente nos espaços de convivência, tornando-os compartilhados e integrados, facilitando a conectividade. Contudo, o minimalismo que impera nos projetos contemporâneos, onde a máxima de Mies Van Der Rohe “menos é mais” parece estar em seu ápice.

O evento Conexão Refresher nos fez ampliar a visão e ver além, para entender que casas inteligentes e carros elétricos não são futuro, eles são o presente. O futuro está além disso. Devemos analisar o passado, avaliar o presente para que possamos então, projetar o futuro. E cabe à nós profissionais da área, preparar as pessoas e as cidades para que estejam abertas à evolução.

Se você gostou deste post, nos acompanhe nas redes sociais (Instagram e Facebook) e fique por dentro de nossos trabalhos, tendências e inspirações do mundo da arquitetura. Também não deixe de tirar as suas dúvidas conosco e conhecer os nossos projetos incríveis. Até mais!

 

Artigo por Patrícia Nunes

Por Patrícia Nunes

03 de Abril de 2019